PI: Corrupção e investimentos tomam conta de debate

Carlos Rocha

Os candidatos ao governo do Piauí, Wilson Martins (PSB) e Sílvio Mendes (PSDB), protagonizaram nesta quinta-feira o último debate antes do segundo turno das eleições no Estado. Promovido pela TV Clube, afiliada Globo no Piauí, o debate  contou com discussões sobre investimentos e corrupação. O debate foi temperado ainda por uma troca de ironias entre os candidatos.

O primeiro tema do debate foi habitação com o candidato a reeleição Wilson Martins questionando Sílvio Mendes. “Habitação tem sido um projeto importante do nosso governo. Construímos em 7 anos 100 mil habitações aqui no Piauí”, comentou Wilson Martins dizendo que Sílvio Mendes não retirou famílias das áreas de risco quando foi prefeito. “Tiramos todas as famílias da zona de risco e fizemos com recursos próprios diferente do governo do Estado que fez casas com empréstimos não aprovados”, respondeu Sílvio Mendes.

Quando o tema foi investimentos, Sílvio Mendes criticou o governador e afirmou que o Estado não faz investimentos com recursos próprios. “Eu faço um esforço muito grande para acreditar no que você diz”, afirmou Sílvio Mendes. “Você planejou muito mal a prefeitura de Teresina. Executou poucas obras e deixou obras para fazer e o povo necessitando delas”, alfinetou Wilson Martins sobre a gestão de Sílvio Mendes na capital.

No tema corrupção Sílvio Mendes questionou Wilson Martins e aproveitou para criticar o governo. “O senhor pertece a um governo com o maior número de denúncias na história”, criticou. “Fazemos com que os nossos recursos possam ser multiplicados e avançamos porque temos bons resultados”, respondeu Wilson Martins afirmando que denúncias são apuradas por Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

Com tema livre, Sílvio Mendes perguntou a Wilson Martins sobre saúde. “Você não modificou a assistência a saúde para o teresinense. Para o Piauí você não fez nada, está sem pagar os plantonistas o que causa desassistência no Estado”, reclamou Sílvio Mendes.  “Nós avançamos muito na saúde do Estado do Piauí. Não sei se você conhece bem o Piauí e estamos construindo a saúde regionalizada”, afirmou Wilson Martins.

Sobre funcionalismo público o clima esquentou mais quando Wilson Martins apontou que quando prefeito de Teresina Sílvio Mendes nomeou 1400 bolsistas sem concurso. Sílvio Mendes respondeu desafiando o adversário a fazer uma denúncia no Ministério Público e disse que não há ato enquanto foi prefeito que o envergonhe.

Nas considerações finais Sílvio Mendes agradeceu a todos pelo debate. “Agradeço a todos os militantes e pessoas que me ajudaram e viabilizaram minha chegada a todos os recantos do Piauí”, disse Mendes. Wilson Martins dirigiu suas palavras também aos militantes. “Quero agradecer aos partidos que deram apoio a nossa candidatura e ao piauiense que me acolheu em sua casa com um sorriso aberto”, afirmou Martins.

Direito de resposta

O primeiro direito de resposta do debate foi quando os candidatos debateram o tema estradas. Sílvio Mendes disse que Wilson Martins havia mentido sobre a construção de estradas no Estado, motivo pelo qual Wilson Martins teve o direito de resposta concedido. “Eu queria dizer que o candidato tenta desqualificar os 3 mil quilômetros de estradas construídas no nosso governo. A Transcerrados está melhor do que era. Vamos agora pavimentar a estrada através de uma PPP e começar no ano de 2011”, Wilson Martins

Na rodada de perguntas seguinte, sobre corrupção, foi a vez de Sílvio Mendes pedir direito de resposta ao ser denunciado por Wilson Martins por desvio de recursos durante sua gestão em Teresina. “O seu governo é tido pelo portal da transparência é tido como o mais transparente do Brasil. Eu não tenho denúncias como o seu governo tem porque eu zelo e presto contas”, Sílvio Mendes.

Deixe um comentário